quinta-feira, 1 de julho de 2021

Rastreio do cancro do colo do útero

 Em 2021 decidimos fazer diferente!

Decidimos que o ano novo devia responder às vossas perguntas, de forma mais prática e eficaz.

Assim, pegámos nas dúvidas, medos e anseios mais frequentes das nossas jovens e decidimos dar-lhes respostas: sem rodeios! 


São muitas as dúvidas sobre o rastreio do cancro do colo do útero, tais como:


Quando devo começar?

Segundo o publicado em Diário da República, em Portugal o rastreio do cancro do colo do útero deve ser realizado a partir dos 25 anos.


O que é o HPV?

HPV significa Papiloma Vírus Humano. É um vírus que se transmite por via sexual (infeção sexualmente transmissível) e que é responsável por 99% dos cancros do colo do útero.


O HPV dá sintomas?

O HPV muito raramente dá sintomas. Podem aparecer algumas verrugas na zona genital (associadas a HPV de baixo risco) ou em alguns casos sintomas de dor ou hemorragia nas relações sexuais. Ainda assim, e de uma forma geral, é uma doença silenciosa que não dá quaisquer sintomas.


Como é feito o rastreio?

É realizada uma colheita no colo do útero com uma escova, idealmente durante o exame ginecológico com espéculo. A escova é depois depositada num frasco com líquido apropriado e o seu conteúdo é analisado de forma a detetar ou não a presença de HPV.


E com que frequência é feito?

Se o rastreio for negativo, este deve ser realizado de 5 em 5 anos. Nos casos em que o HPV é positivo, devem ser feitos estudos adicionais (caso a caso).


Se eu tiver HPV positivo significa que vou ter um cancro do colo do útero?

O HPV é uma condição necessária mas não suficiente para o cancro do colo do útero. Quando existe um HPV positivo persistente ao longo do tempo existe de facto um fator de risco acrescido para cancro do colo do útero, mas não significa que haja cancro ou que obrigatoriamente se vá desenvolver um cancro. Devem adotar-se estilos de vida adequados como deixar de fumar e garantir uma boa função do sistema imunitário, já que habitualmente este é capaz de eliminar o vírus.


O que devo fazer se tiver HPV positivo?

Dependendo do estudo realizado neste contexto, estas mulheres devem ser avaliadas em consulta de Ginecologia hospitalar e ser observadas com um colposcópio. Este é um aparelho que permite um aumento significativo da imagem do colo do útero. Assim o médico verifica se há áreas suspeitas que necessitam de biópsia ou se será apenas necessária uma vigilância e observações regulares em consulta diferenciada.


Como posso prevenir ser infetada por HPV?

A vacinação é uma ótima estratégia preventiva, idealmente antes do início da atividade sexual. É também muito importante praticar uma sexualidade segura: evitar ter muitos parceiros sexuais e usar sempre a proteção de barreira (preservativo).


Sem comentários:

Enviar um comentário

Coloca a tua dúvida!