sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Dor menstrual

 Em 2021 decidimos fazer diferente!

Decidimos que 2021 devia responder às vossas perguntas, de forma mais prática e eficaz.

Assim, pegámos nas dúvidas, medos e anseios mais frequentes das nossas jovens e decidimos dar-lhes respostas: sem rodeios! 


São muitas as dúvidas sobre dor menstrual, tais como:


Tenho dores na altura do período. Faço o anti-inflamatório mas não melhora quase nada. O que posso fazer mais?


Na maioria das vezes a causa da dor menstrual é primária (funcional), mas temos sempre que excluir outras causas caso não melhore com a terapêutica médica de primeira ou segunda linha. A primeira coisa a fazer é verificar se o anti-inflamatório está a ser feito na dose adequada. Também poderá tentar-se uma contraceção oral (que deverá ser sempre prescrita por um médico). Caso a situação se arraste ainda assim,, é aconselhável uma observação médica ginecológica para excluir causas secundárias.



Como devo fazer o anti-inflamatório?


Existem alguns anti-inflamatórios no mercado que podem ser uma opção. As dosagens de cada um são:
  • Ibuprofeno 200 mg 4/4h ou 400 mg 8/8h 
  • Naproxeno 250-500 mg 12/12h 
  • Diclofenac 100mg seguido 50 mg 6/6h-8/8h (máx 200mg/dia)

Às vezes quando tenho dores menstruais fico nauseada e não consigo ir a escola. É normal?

Algumas vezes os sintomas associados à dor menstrual passam também por náuseas, vómitos, diarreia e/ou dor de cabeça. Isto pode ser de facto limitativo para a adolescente e é causa frequente de absentismo escolar (falta às aulas). É por isso tão importante fazer a medicação aconselhada para evitar o desconforto. 


Ainda não tenho relações. Faz-me confusão fazer uma pílula só por causa das dores. Não me faz mal?

A pílula neste contexto tem uma função terapêutica e não contracetiva. Claro que para alguém que tenha vida sexual ativa, acaba por ter uma dupla função. Em primeira linha temos os anti-inflamatórios mas fazer uma pílula não deve representar um medo. Esta deve ser sempre prescrita por um profissional de saúde: médico de família ou ginecologista. 


Quando comecei a menstruar não tinha dores, só passados uns meses comecei a ter este sintoma. É normal?

A dor menstrual habitualmente surge nos primeiros 3 anos após a primeira menstruação, por isso esse padrão pode ser normal. Inicia-se habitualmente algumas horas antes do início do fluxo e prolonga-se por 2-3 dias, sendo mais intensa nas primeiras 24-48 horas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Coloca a tua dúvida!