segunda-feira, 1 de março de 2021

Implante subcutâneo: sabe tudo aqui!

 Em 2021 decidimos fazer diferente!

Decidimos que o ano novo devia responder às vossas perguntas, de forma mais prática e eficaz.

Assim, pegámos nas dúvidas, medos e anseios mais frequentes das nossas jovens e decidimos dar-lhes respostas: sem rodeios! 


São muitas as dúvidas sobre o implante subcutâneo, tais como:


O que é?

O implante subcutâneo consiste num pequeno bastão de plástico, macio, flexível, com 4 cm de comprimento e 2 mm de diâmetro que contém 68 mg da substância activa contraceptiva: o etonogestrel.


Como funciona?

Uma vez aplicado na face interna do braço pelo médico, o implante vai libertando o etonogestrel no organismo, garantindo assim uma boa eficácia contraceptiva.


Como se introduz?

O procedimento é muito simples e é realizado num consultório médico. Após desinfecção da face interna do braço (normalmente o braço não dominante), é administrada uma anestesia local e de seguida colocado o implante com recurso a um aplicador próprio. É rápido e praticamente indolor, apresentando apenas um pequeno desconforto aquando da aplicação da anestesia.


Quanto tempo dura?

O implante tem uma durabilidade de 3 anos (ainda que pareça ter eficácia até aos 5 anos de utilização), permitindo uma eficácia contraceptiva durante este período de tempo. Não precisas de tomar medicamentos diários ou tomar qualquer outra medida.


Como vão ser os meus períodos?

A maioria das jovens deixa de menstruar a médio-longo prazo com o implante, sem que isso signifique que algo está errado! Nos primeiros meses é normal existir algumas perdas de sangue irregulares e isso também é normal. Numa percentagem menor de jovens, o implante pode dar algumas hemorragias mais abundantes ocasionalmente. Não te alarmes! Se for esse o caso, não vás a correr ao Centro de Saúde para tirar o Implante. Às vezes fazer um anti-inflamatório ou uma pílula durante uns meses é o suficiente para regularizar as perdas de sangue. 


Como se retira o implante?

O implante é retirado no consultório médico. Através da palpação do braço é comum sentir-se o ressalto do bastão logo abaixo da pele. Após desinfecção e anestesia local, faz-se um pequeno golpe do braço na zona do bastão e ele é retirado sem complicações. Acredita: é mais simples do que parece. 


E se não conseguirmos tirar o implante no consultório?
Às vezes acontece, mas não é nenhum problema. Podemos ter necessidade de fazer alguns exames de imagem ao braço para confirmar a posição do implante e depois, se ele estiver mais profundo do que o habitual, ter que o tirar no bloco operatório sob anestesia geral.


O implante também me protege das infeções sexualmente transmissíveis?

Não! Nunca esquecer que o preservativo é o método fundamental na prevenção destas infeções. O implante é um método contracetivo cujo objetivo é evitar uma gravidez.



                                                                Ficaste com vontade de experimentar?


Sem comentários:

Enviar um comentário

Coloca a tua dúvida!