quinta-feira, 1 de abril de 2021

Pílulas orais

Em 2021 decidimos fazer diferente!

Decidimos que o ano novo devia responder às vossas perguntas, de forma mais prática e eficaz.

Assim, pegámos nas dúvidas, medos e anseios mais frequentes das nossas jovens e decidimos dar-lhes respostas: sem rodeios! 


São muitas as dúvidas sobre a pílula, tais como:


As pílulas são todas iguais?

Não. Existem pílulas combinadas (estrogénio + progestativo) e pílulas só com progestativo. E mesmo dentro de cada tipo há componentes e dosagens diferentes que são mais ou menos adequados às tuas características: a tua idade, os teus factores de risco (hipertensão, história de tromboses pessoais ou na tua família por exemplo), se tens acne ou excesso de pelos ou até mesmo se apresentas retenção de líquidos. É muito importante fazer uma história clínica adequada e verificar qual a pílula mais adequada para ti.


Como se toma?

As pílulas são comprimidos tomados oralmente com um pouco de água. Devem ser tomadas sempre à mesma hora de forma sistemática. Dependendo do tipo de pílula, os comprimidos devem ser tomados todos os dias ou durante 21 dias com pausa de 7 dias. 


Como funciona?

Os componentes de pílula vão ser absorvidos pelo teu intestino para a circulação e assim apresentar a sua eficácia contraceptiva. Se não falhares na toma da pílula, a acção da pílula é feita de forma muito satisfatória.


O que provoca a falta de eficácia da pílula?

Se não tomares a pílula adequadamente (sempre a mesma hora) ou tiveres vómitos ou diarreia pouco tempo depois da toma do comprimido, a sua eficácia pode ficar comprometida. Existe a ideia de que os antibióticos no geral diminuem a eficácia da pílula, mas isso não é bem verdade. Muitas vezes o que acontece é que associado à toma dos antibióticos ou outros medicamentos há vómitos e diarreia, e o mecanismo da falha está aqui.

Há, ainda assim, alguns medicamentos que sim podem interferir na eficácia da pílula. São eles:

1) Rifampicina, Rifabutina, Griseofulvina e Ritonavir

2) Alguns anti-convulsivantes (em jovens com epilepsia com necessidade de medicação) como Carbamazepina, Oxicarbazepina, Fenobarbital, Eslicarbazepina, Fenitoína, Primidona, Rufinamida, Etossuximida e Topiramato em doses > 200mg

3) Erva de São-João


Existe algum outro benefício das pílulas sem ser o contraceptivo?

Sim. As pílulas podem ser usadas com o objectivo de garantir a contracepção mas também como auxílio na regularização dos ciclos menstruais, no controlo de hemorragias uterinas anormais ou até mesmo das dores menstruais. Para além disto, pode ainda ter benefício no controlo do acne ou excesso de pilosidade. É muito importante realizar uma história clínica adequada com exame clínico e eventualmente exames de imagem (se se justificar) de forma a compreender as queixas da jovem e perceber se iniciar uma pílula com objetivo terapêutico é a melhor opção.


A pílula diminui a fertilidade?

Não. Tomar a pílula não diminui a tua fertilidade futura. Podes ficar descansada.


Se eu quiser ir a praia e não quiser menstruar, faz mal fazer duas caixas de pílula seguidas?
Não, não faz mal. 
No caso se estares a fazer uma pílula combinada (estrogénio + progestativo) de 21 comprimidos, podes fazer 2 embalagens seguidas sem problema. No caso de estares a fazer uma pílula combinada de 28 comprimidos (em que tomas 1 comprimidos todos os dias) podes fazer 2 caixas seguidas nem tomar os comprimidos de cor diferente. Nesse caso, esses comprimidos são placebo (sem medicamento) e para teres um efeito contínuo hormonal deves saltar esses comprimidos.
Na realidade fazer pílula contínua não traz nenhum problema de saúde, ao contrário daquilo que a maioria das pessoas pensa. O que pode acontecer é o endométrio (interior do útero) ficar muito fino e haver spotting (pequenas hemorragias a meio das embalagens). Para evitar que isso aconteça, podes fazer um descanso entre pílulas de tempos a tempos (por exemplo de 3 em 3 meses).

A pílula também me protege das infeções sexualmente transmissíveis?

Não! Nunca esquecer que o preservativo é o método fundamental na prevenção destas infeções. A pílula é um método contracetivo cujo objetivo é evitar uma gravidez.



Não percas os próximos posts onde vamos falar dos diferentes tipos de pílulas: as combinadas e as progestativas isoladas. Vamos esclarecer todas as tuas dúvidas!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Coloca a tua dúvida!