quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

As tuas dúvidas têm um espaço: métodos para evitar a gravidez


Como prometido, todos os meses vamos responder em texto aberto às 5 dúvidas mais frequentes sobre o tema do mês. Como já sabes, o tema de Dezembro é "Métodos para evitar a gravidez", e assim sendo aqui ficam as respostas às perguntas mais comuns. 


Os dispositivos no útero podem ser utilizados por jovens sem filhos?

Sim, os DIU podem ser usados por adolescentes e outras mulheres jovens, mesmo que nunca tenham tido filhos. Existem alguns dispositivos recentes com uma cânula de menor diâmetro que facilita a introdução do aparelho. Mas mesmo os outros DIU podem ser colocados nestas mulheres. Não tem qualquer contraindicação e beneficiam igualmente das suas vantagens contracetivas.


Se eu não tomar a pílula sempre à mesma hora posso engravidar?

A pílula deve ser tomada sempre à mesma hora, de forma consistente. Existe um tempo de tolerância máximo de 12h ao seu esquecimento, sem que exista necessidade de fazer outro tipos de medicamentos ou precauções. Ainda assim é importante evitar estes esquecimentos para garantir uma protecção contracetiva. Se houver esquecimentos na toma da pílula fora deste intervalo de segurança a gravidez pode acontecer sim, e nesses casos temos opções como a pílula do dia seguinte caso tenha existido uma relação sexual desprotegida. Se há esquecimentos frequentes na toma da pílula então este não é o método ideal para ti. E tens muitos outros que podes escolher de acordo com a tua preferência.


A pílula provoca aumento do peso?

O aumento do peso associado à pílula é um mito. De facto, não está comprovada esta associação. Se o aumento do peso acontecer, estará concerteza relacionado com outros fatores que não a toma do contracetivo hormonal oral (pílula).


O anel vaginal é difícil de colocar?

Apesar de o anel vaginal necessitar da manipulação dos genitais, não é difícil de colocar. Temos aliás muito boa resposta por parte das adolescentes relativamente a este método contracetivo. Existe disponível nos centros de saúde e hospitais um aplicador que facilita a introdução do anel na vagina, caso a jovem assim o prefira.


Tenho uma amiga que usa o implante que se coloca no braço e não menstrua. Isso não é prejudicial à saúde?

Não menstruar na sequência de um implante subcutâneo não traduz qualquer problema de saúde. Com este método as mulheres podem menstruar de forma regular, ter hemorragias irregulares ou não menstruar de todo, e qualquer uma destas situações é normal. Outra coisa diferente é a mulher não menstruar sem qualquer medicação contracetiva hormonal: nesse caso deve ser estudada por um médico especialista para que se possa fazer um diagnóstico.


Continuamos disponíveis para responder às tuas dúvidas. Basta deixá-las na caixa de comentários.
Não percas já no mês de Janeiro o novo post. O tema do mês será interrupção voluntária da gravidez.
Até lá!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Coloca a tua dúvida!